quinta-feira, 26 de maio de 2011

Galos proibidos de brigar no Rio de Janeiro


Saiu hoje a decisão do Supremo Tribunal Federal: Galos no Rio de Janeiro não podem brigar!
"O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a Lei estadual nº 2.895/98, do Rio de Janeiro, que autoriza e disciplina a realização de competições entre “galos combatentes”. A questão foi discutida na análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1856, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e julgada procedente pela unanimidade dos ministros da Corte.
Para a PGR, a lei estadual afrontou o artigo 225, caput, parágrafo 1º, inciso VII, da Constituição Federal, “nos quais sobressaem o dever jurídico de o Poder Público e a coletividade defender e preservar o meio ambiente, e a vedação, na forma da lei, das práticas que submetem os animais a crueldades”. Conforme a ação, a lei questionada possibilita a prática de competição que submete os animais a crueldade (rinhas de brigas de galos) em flagrante violação ao mandamento constitucional proibitivo de práticas cruéis envolvendo animais" (STF)

Um comentário:

Anônimo disse...

Galos proibidos de brigar no RJ, tem que avisar esses animais para que não briguem senão eles serão presos maltratados e mortos pelos orgãos publicos e serão comidos...KKKKK